JANEIRO BRANCO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL

Chegamos ao meado do mês de Janeiro e não podemos deixar de pensar que com tudo que representa, expectativas e sonhos não podemos deixar de observar que é um mês para conscientização de saúde mental e emocional, este aspecto é importante, pois refletirá por todos os demais meses e é responsável por ajudar manter a saúde física.

 Este mês foi escolhido por:

 “Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.” (gov.br)https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/janeiro-branco-mes-de-conscientizacao-pela-saude-mental-e-emocional

Pensar em saúde mental/emocional implica em pensar em qualidade de vida. Mas qualidade de vida depende de ponto de vista, para uns é vida sem doenças e financeiramente bem.

Na grande maioria de pacientes que chegam até meu consultório, além dos problemas que os levaram procurarem ajuda muitos ainda relutam em procurar outra ajuda e principalmente a tomar medicamentos. Procuro levar o paciente a pensar nas seguintes situações:

  • Tomar medicamento pra manter uma qualidade de vida ou passar a maior parte do dia em crise, chorando, na cama , com dores físicas sem causas?
  • Se pacientes com diabetes, hipertensão, cardiopatias, tireoidismo e outras patologias usam medicamentos para manterem-se estáveis, por que então medicamento para saúde mental é tão ruim se tem a função de manter estabilidade?
  • Por que o preconceito em buscar ajuda com profissional de saúde mental?  Será que é porque você não é louco? Correto, buscar esses profissionais não atesta nada, ou melhor, atesta que você se preocupa consigo a ponto de buscar melhoras.
  • Se observar melhor, a humanidade está doente, o emocional está abalado em quase toda população, a angústia toma conta de muitos e por motivos diversos e essa reação é natural, assim como buscar ajuda deve ser natural.

Depois de um período de reflexão podemos prosseguir e buscar a melhora pessoal, então, de minha parte sempre incentivarei a continuidade com outros profissionais e medicamentos, pois a psicanálise não faz prescrição de medicamentos e por isso não recomenda a ingerir/não ingerir, mas sim, atender a recomendação do médico capacitado para tal.

Para concluir, poderia fazer uma lista de coisas que ajudam na saúde emocional, mas seria impossível não esquecer de muitas, então farei  breves sugestões :

  • Avalie sua vida e busque ajuda profissional.
  • Cuide de sua alimentação, beba água e faça exercícios físicos.
  • Faça coisas que te tragam satisfação, alegria e satisfação.
  • Fuja de vícios, evite bebidas alcoólicas, elas ajudam a piorar.
  • Cuidado  com expectativas, elas são suas e outros não a suprirão.
  • Cuidado com perfeccionismo e cobranças excessivas.
  • Identifique seus sentimentos e emoções, respeite-os.
  • Viva o presente, o passado já foi e o futuro não chegou, não perca o presente.
  • Acima de qualquer coisa, encontre o amor pessoal, busque-o e serás bem sucedido.
  • Continue essa lista com suas sugestões.

Zele por sua saúde emocional, ela reflete em todas as áreas de sua vida e futuro.

Busque ajuda

Por Évelin Cristina

Compartilhe com sua família e amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?