2024 E O  PASSADO

Dezembro chega com muitas expectativas, o planejamento do Natal e Ano Novo ganham destaque e passado o dia 25 os esforços para virada redobram, muitos pensamentos e atitudes, uma retrospectiva geralmente é feita e uma lista de objetivos para o Ano que logo inicia.

A festa termina, alguns retornam aos seus cotidianos e outros ainda aproveitarão as férias. A grande maioria das pessoas encontra-se otimistas com o Novo Ano e procuram logo “enterrar o Ano Velho”.

Mas como enterrar algo que é tão relevante? O passado deve ficar no lugar dele, mas de forma resolvida, senão causará interferências constantemente. Ao longo do tempo como psicanalista pude observar que o equilíbrio com o passado contribui imensamente com o presente e futuro do ser humano.

Por isso, uma reflexão deve ser feita: “Olhar os ancestrais/antepassados com respeito”.

Antes veremos a definição dessas palavras para ajudar na clareza do assunto:

*Antepassado: em genealogia, é o Antecedente já morto ou o que se localiza em várias gerações anteriores na representação gráfica da árvore genealógica.

*Ancestralidade: Particularidade ou estado do que é ancestral (que se refere aos antepassados ou antecessores). O que se recebeu das gerações anteriores; hereditariedade. Etimologia (origem da palavra ancestralidade). Ancestral + idade.https://www.dicio.com.br/ancestralidade/#:~:text=Significado%20de%20Ancestralidade,Ancestral%20%2B%20(i)dade.

                Com essas definições observa-se a árvore genealógica, isso mesmo, olharemos o passado observando os antepassados com gratidão.

                Há muitos que se orgulham de sua genealogia, enquanto outros escondem por vergonha ou traumas, por isso um convite a olhar de outra forma:

                Não há como descartar que nossos ancestrais existem, pois geneticamente nascemos através deles, esses ancestrais tiveram suas histórias, seus traumas, superações, lutas, etc.

Cada um teve com certeza uma história difícil, alguns fugiram de seus países para poderem viver, outros estavam em navios negreiros como escravos, outros escaparam de chacinas e matanças, outros ainda foram dados para constituírem famílias, são tantas histórias que me comovem ao me lembrar e escrever.https://www.editoraatman.com.br/constelacao-familiar/um-lugar-para-os-excluidos–p

Imagine as dificuldades culturais que enfrentaram, a escassez, dores, angústias, preconceitos, sonhos enterrados, perdas e mesmo com todos os percalços seguiram em frente, impulsionando à vida/futuro.

                Qual será a história de vida que seus antepassados tiveram? Que superações eles passaram para que num futuro você pudesse existir? Você pode parar e olhar para isso? Consegue com certeza ver os erros que cometeram, mas os acertos não. Eles erraram e nos ensinaram, erraram para que seus descendentes não errassem como eles, sem saber, ensinaram isso.

                Quando conseguir ver além do que estava disposto a ver, poderá olhar com respeito para tudo o que aconteceu até chegar em sua vida, mas esse respeito não significa repetir; repito, ele erraram para que você não seguisse o mesmo caminho. Sofreram para você não sofrer da mesma forma.

                Agora convido você a olhar para eles além dos erros deles, mas lembrar de quão vitoriosos eles foram, mesmo errando, agradeça em seu coração todos ensinamentos, pois te deram direções, não há necessidade de repetição, já mostraram o que não deu certo para você seguir por outro rumo.

                Agradeça a eles pela vida genética que lhes proporcionaram, tenho certeza que um encontro com esse passado trará uma nova forma de ver o mundo, até certa leveza. Após esse ajuste, outro passo você poderá dar na vida pois um passado bem resolvido ajuda no presente e reflete no futuro.

                Entenda, é somente uma etapa, pois sabe-se que existem outras questões ligadas ao passado que precisam ser resolvidas, por isso, busque ajuda.

Por Évelin Cristina

https://www.editoraatman.com.br/constelacao-familiar/um-lugar-para-os-excluidos–p

Compartilhe com sua família e amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?