Ano Novo

MAIS UM ANO ENCERRANDO!!!

Mais um ano se vai e muitos de nós temos a sensação de que não é como antes, bom, não ter como ser, muitas coisas mudaram, nós já não somos mais crianças, temos responsabilidades, contas a pagar, vivemos uma vida real com erros e acertos e uma multidão de emoções turbulentas.

Ao fazermos um balanço do ano, teremos nossas opiniões quanto ao que sonhávamos e planejávamos. Quantos acertos? Quantos erros? Quanta coisa aconteceu? Quanta coisa mudou?

Agora também vivemos o novo normal, esse ano foi liberado o uso de máscaras, os noticiários não dão estatísticas de morte pela Covid-19https://covid.saude.gov.br/, foi um ano de eleições e a eleição presidencial ainda esta rendendo, o povo foi às ruas protestar o resultado das urnas, fala-se em fraudes, em golpe, etc.

tempo

A copa do mundo aconteceu fora da costumeira época, o Brasil foi desclassificado e os “especialistas” tecem suas opiniões. Essas são as coisas que me veem à mente no momento, ah… oficialmente eu tive Covid-19 com quase nenhum sintoma e sem sequelas.  Também conclui minha segunda faculdade, que maravilha.

E agora, nosso próximo passo será qual?

Apesar de muito planejamento, o amanhã é incerto e não há como prever ou adiantar, essa tentativa gera uma ansiedade negativa, pois o foco em algo que não aconteceu e não se sabe se acontecerá consome as emoções e sentimentos.

Por isso também, não é sadio ficar imaginando o que deveria ter sido feito no passado (passado recente). Importante nessa reavaliação é aprender com os erros e alegrar com os acertos. Os erros auxiliam no crescimento, por isso perdoe-se por errar, você não sabia “ontem” o que sabe “hoje”.

O presente é um presente e deve ser vivido intensamente, ele um dia foi um futuro e logo será passado, por isso deve ser aproveitado em seu tempo e não ficar preocupado com o tempo passado/futuro.

presente/ dádiva

Aproveitar o tempo presente é o ideal, um dia de cada vez, as coisas acontecem no momento certo, não adianta tentar adiantar ou atrasar. A vida é uma dádiva e poucos a tem.

Então, para o próximo ano, faça seus planos, lute por eles, mas viva um dia de cada vez. Os planos são importantes, só assim pode-se alcançar alguma coisa, mas deve-se equilibrar para não gerar ansiedade.

Bom Ano Novo e que neste novo ano você alcance seus objetivos e metas, mas não esqueça de viver.

Por  Dra. Évelin Souza

Compartilhe com sua família e amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?