CODEPENDÊNCIA AFETIVA: O QUE É ISSO AFINAL?

Para iniciarmos, que tal lembrarmos o famoso conto infantil:

Cinderela

“Cinderela era filha de um comerciante rico. Depois que seu pai morreu, sua madrasta tomou conta da casa que era de Cinderela. Cinderela então passou a viver com sua madrasta malvada, junto de suas duas filhas que tinham inveja da beleza de Cinderela e transformaram-na em uma serviçal. Ela tinha de fazer todos os serviços domésticos e ainda era alvo de deboches e malvadezas. Seu refúgio era o quarto no sótão da sua própria casa e seus únicos amigos: os animais da floresta.

Um belo dia é anunciado que o Rei realizará um baile para que o príncipe escolha sua esposa dentre todas as moças do reino. No convite, distribuído a todos os cidadãos, havia o aviso de que todas as moças deveriam comparecer A Baile promovido pelo Rei.”(para ler o restante, acesse o link: https://www.historiaparadormir.com.br/cinderela/ https://www.historiaparadormir.com.br/cinderela/)

Então, o que é codependência? A palavra é estranha, mas o que ela significa você já deve conhecer.

A codependência é uma condição específica, uma patologia que abrange o psicológico, o comportamental e o emocional, e se caracteriza por uma dependência excessiva de um indivíduo em relação ao outro, que pode ser física ou emocional, gerando um comportamento destrutivo e problemático.

Em suma, é o comportamento de uma pessoa que não consegue fazer nada sozinha por sentir-se incapacitada.

Com a perda da pessoa de referência, encontra dificuldades em tomar atitudes e decisões ou torna-se impulsiva, pois sozinha não sabe o que e como fazer.

Às vezes pode ser que a pessoa viva um relacionamento abusivo (familiar, amoroso, profissional), que a outra parte sempre humilhou e a tratou como incapaz.

Essa pessoa aceita o comportamento dos outros, não importando se lhe faz bem ou mal. Culpam-se e muitas vezes acham-se merecedoras do tratamento recebido. Tudo para agradar a outra parte.

Na ânsia de agradar, acabam esquecendo-se de si próprias e além do sentimento de inferioridade e baixa estima, passam a viver a vida do outro e com certeza uma obsessão foi gerada.

Mas afinal, qual a ligação com a Cinderela?

A mocinha é maltratada e acha que sua “salvação” está no Príncipe que irá lhe retirar da opressão e dar-lhe uma linda vida.

Veja bem, ela sairá de casa: libertação, o príncipe a liberta: salvador; sua felicidade depende desta pessoa.

E agora, ciente de tudo isso, você precisa de ajuda. Pois, com a ajuda adequada sua realidade pode ser alterada. Você poderá reconhecer-se e descobrir quem és e do que gosta. Sua autoestima deverá ser restaurada e você descobrirá como é bom ser você mesmo.

Busque ajuda.

Por Évelin Souza

Compartilhe com sua família e amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?