POR NINGUÉM

Por Ninguém (Família Lima)

É tão estranho como as coisas acabam indo pro seu lugar
Quando vc não tem mais medo de dizer não… nem de se machucar!

Todo mundo acha que é mestrado em como eu devo ser…
Se você só quer saber de me mudar… dá um tempo!!
que eu não mudo…

Por ninguém….
Seu for mudar vai ser por mim, não por você!

Fala isso, veste aquilo, isso eu não quero ouvir
O que é certo pra você pode não ser certo pra mim…

Meu caminho só eu sei qual, quando e como eu vou seguir,,,,
Se eu escolher errado… azar: Fui eu que escolhi!!
E eu não mudo…

Pode parecer que é birra…
Mas não é birra não!!!
Ah, viver não se explica…
Tem que viver….

E eu não mudo…https://www.letras.mus.br/familia-lima/131424/

Ouvindo essa música escrita por Lucas de Limahttps://pt.wikipedia.org/wiki/Lucas_Lima_(m%C3%BAsico), integrante da Família Lima https://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia_Lima na qual ele faz ele faz um desabafo dizendo que: “todo mundo acha que é mestrado em como eu devo ser “, ele ainda reclama sobre alguém querer que ele mude e responde: não mudo por ninguém se mudar vai ser por mim.” 
 
É muito interessante porque as pessoas falam nos seus diversos relacionamentos (trabalho, familiar, pessoal, educacional) se você quer permanecer ou continuar você precisa mudar. Imposto como condição. 

A pessoa em questão muitas vezes muda por tempo determinado com prazo de validade porque isso lhe foi imposto e porque queria algum benefício. 

Na real não é bem assim mudanças podem sim acontecer, mas a pessoa precisa querer, deve ser uma escolha voluntária e particular. Ela ao olhar para dentro de si e ver a necessidade da mudança e suas vantagens pessoais em primeiro lugar. 

Aí sim, ela pode pensar nessas mudanças apontadas, pois caso contrário, o que geralmente acontece é que quando a mudança é para outras e como resultado de uma reflexão pessoal elas retornam ao padrão original. 

Então, passa se algum tempo e começam as cobranças: “você disse que ia mudar e não mudou, mentiu mais uma vez, etc.”  

Faz-se necessário entender que ninguém muda por outra pessoa se esta mudança não for pautada num reconhecimento pessoal dessa necessidade. 

 
É importante um bom diálogo e principalmente o autoconhecimento para entender se o motivo dessa cobrança de mudança é um motivo real exemplo, drogas, álcool, tabagismo, etc. ou é um capricho da outra pessoa. 

Assim o desafio é a pensar primeiro em você, avaliar em que e como eu preciso mudar. Depois pensar se essa mudança está escondida por algum interesse. 

Vale lembrar que muitas vezes a queixa quanto a outra pessoa é um reflexo daquilo que incomoda em si e como num espelho, é visto de outro lado. 

O que acha de antes que exigir que outra pessoa mude, olhar pra dentro de si, reavaliar e começar sua automudança, depois disso, observar piamente se a outra precisa de ajuda, sem lhe impor nada. 

No processo de autoconhecimento a Psicanálise é muito eficiente. Busque ajuda. Não tenha vergonha. 

Por Dra. Évelin Cristina 

Compartilhe com sua família e amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?